Conecte-se conosco:
  • Uberlândia

  • Uberlândia

  • BLOG WEBROOM

    Comunicação Digital + Desenvolvimento Web = Webroom Soluções Interativas

    7 maio

    Responsive Web Design: web sites otimizados para a era dos múltiplos dispositivos

    Se há uma coisa que não dá para ignorar nos últimos anos no mundo da tecnologia, é a quantidade de novos dispositivos que acessam a internet à venda no mercado. Alguns anos atrás, a única preocupação em termos de design para web sites que os profissionais de internet deveriam ter, era que ele deveria funcionar em diferentes navegadores que funcionavam apenas em computadores e notebooks. Hoje, além dos vários navegadores disponíveis para os tradicionais desktops e notebooks – que utilizam Windows, Mac e Linux -, temos ainda os tablets, smarthphones, video-games, aparelhos de televisão e até o Google Glass, o óculos interativo do Google. E somamos ainda, os sistemas operacionais Android, iOS, Windows Phone dentre outros. São vários os tamanhos de telas, navegadores e resoluções de telas. Ou seja, estamos na era dos múltiplos dispositivos com acesso a internet. E se o seu site ainda não se adaptou a eles, você já está atrasado. E é nesse atual cenário caótico que entra uma abordagem de desenvolvimento de web sites conhecida como Responsive Web Design.

    print_webroom

    O “Responsive Web Design” ou “Web Design Responsivo”, é uma abordagem de construção de web sites que otimiza a experiência de navegação do usuário em diferentes tamanhos de tela, sem a necessidade de construir múltiplos web sites para diferentes plataformas e para tamanhos de telas distintas. O mesmo site e o mesmo conteúdo, se adaptam e “respondem” de forma diferentes para todos os tamanhos de tela. Isso torna a manutenção mais fácil, mais barata e contribui para a otimização de mecanismos de busca (SEO) de um projeto web. Por essas e outras razões, o influente site Mashable chamou 2013 de “o ano do responsive web design”.

    post_dani Desde meados do ano passado, a abordagem de desenvolvimento do design responsivo vem se tornando cada vez mais popular e tecnologicamente viável, graças ao HTML – a nova linguagem de programação de páginas web que amadureceu nos últimos anos e tornou possível o suporte aos mais variados navegadores e plataformas. A Forbes, The Next Web, congressos internacionais de e-commerce, universidades, a Time Magazine, BBC e centenas de outros projetos influentes ao redor do mundo, estão confirmando o “responsive design” como a solução moderna para desenvolvimento de web sites. E a razão para isso é clara: a quantidade de dispositivos que se conectam a internet e com diferentes tamanhos de tela, vem aumentando ano após ano e este é um caminho sem volta.

    O crescimento do trafego mobile no Brasil tem crescido vertiginosamente nos últimos anos com a popularização dos smarthphones e tablets, que ganham cada vez mais adeptos. As iniciativas para investimentos em mobile no Brasil, por sua vez, também não param de cresce em empresas dos mais variados ramos e atividades. O Google, por exemplo, para estimular o investimento em sites que funcionam em dispositivos móveis no Brasil, criou uma “calculadora” que permite calcular o valor que o mobile teria para sua empresa. Veja no site “O Valor do Mobile”. Assista abaixo o vídeo de divulgação dessa iniciativa:

    A Webroom e seus parceiros têm investido energia e esforços no planejamento e construção de projetos que sejam eficientes em diferentes dispositivos. Focados na realidade que o seu potencial cliente poderá procurar pelo seu produto ou serviço, não somente no computador parado em cima uma mesa, mas de qualquer lugar e usando qualquer dispositivo moderno com acesso a internet. Essa já é a nova realidade digital: múltiplos dispositivos móveis, de vários tamanhos, fabricantes, resoluções etc. Mobilidade já é uma realidade hoje.

    Nos últimos meses, desenvolvemos alguns projetos em responsive web design como:

    Cozinha Travessa:

    Blog do eFácil

    Blog do eFácil:

    Blog do eFácil

    Governe Junto:

    Governe Junto

    SexShopLove.Me:

    sex shop

    Interação Tecnologia:

    Interação Tecnologia

    Quantica Networks:

    Quantica Networks

    Precisa de um projeto acessível a qualquer dispositivo? Fale conosco!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>